Verifique abaixo as especificações e configurações disponíveis no plugin Weeke BHX-500:
Disponível a partir da versão: Plugin Builder 1.60.20.3
Tipo de máquina: Centro de Usinagem CNC
Fabricante: Weeke
Exemplo de programas: BAS0013A
Extensão do arquivo gerado: .mpr
Manual: manual disponibilizado pelo fabricante, clique aqui.
Principais características
Furos;
Rasgos;
Usinagem;
Configurações
Para verificar as configurações sobre Máquinas CNC, clique aqui.
Máquina 1
Gerais
Nome: defina o nome para a máquina.
IMPORTANTE: O nome definido neste campo altera também o nome da pasta onde serão salvos os arquivos gerados.
Comprimento (mm): comprimento da máquina.
Largura (mm): largura da máquina.
Usar pinças: Ativa e desativa as pinças da máquina.
Macro posicionamento das pinças
Nome da macro: nome da macro a ser usada no comanda da máquina.
Tamanho das pinças: tamanho das pinças da máquina, em milímetros.
Comprimento mínimo de contato da pinça (mm): comprimento mínimo de contato da pinça da máquina com a peça, em milímetros.
Distância da pinça relativa à borda da peça (mm): distância do centro da pinça em relação à borda da peça, em milímetros.
Distância mínima entre as pinças (mm): distância mínima entre as pinças da máquina, em milímetros.
Medida da altura da pinça: altura do contato da pinça da máquina com a peça, em milímetros.
Medida de segurança entre operação e pinça: distância extra de segurança a partir da pinça para invalidação das operações.
Diversos
Versão do Software: existe duas versões possíveis para gerar os programa de máquina. Confira abaixo a explicação de cada uma:
- WoodWOP inferior à versão 5: não existe comando para usinagens e rasgos na face inferior da peça sendo assim sempre irá rotacionar a peça para que saia na face superior.
-
WoodWOP versão 5 ou superior: nessa versão se necessário as operações de usinagens e rasgo irão sair na face inferior com os comandos específicos desta face
Ferramentas
Para verificar as configurações sobre Ferramentas CNC, clique aqui.
Fresas
As Fresas são utilizadas para execução de rasgos e usinagens.
Usinagem de Contorno
Direção de corte para usinagens de contorno: define se a usinagem de contorno tem de ser feita no sentido horário ou anti-horário.
Início da usinagem de contorno: define onde é o início da usinagem de contorno, em um dos cantos ou no meio de uma das arestas da peça. Essa opção é aplicável somente as usinagens de contorno externa.
Usinagem interna
Direção de corte para usinagens interna: define se a usinagem interna tem de ser feita no sentido horário ou anti-horário.
Início da usinagem de contorno interna: define onde é o início da usinagem de contorno interna, em um dos cantos ou no meio de uma aresta da usinagem.
Usar direção de corte em operações de uma linha: ao marcar essa configuração, usinagens com uma linha só seguem a direção de corte da fresa. Para mais informações clique aqui.
Compensação de ferramenta
Alinhamento de compensação: define se a ferramenta tem uma compensação, Automático, Centro, Esquerda ou Direita conforme sentido da opção Direção de corte para usinagem de contorno. Para mais informações clique aqui.
Entrada
Prolongamento da entrada (mm): prolongamento da entrada antes de começar o corte do contorno, equivalente à linha vermelha na imagem.
Tipo da entrada em usinagem linear: define o tipo de entrada que a ferramenta irá utilizar ao realizar usinagens e contornos em formas lineares. Opções Rampa, vertical, circular.
Circular: neste tipo a ferramenta desce fora da peça e então começa a cortar tangencialmente antes de entrar na peça.
Vertical: neste tipo a ferramenta desce verticalmente sobre a peça e começa o corte.
Rampa: neste tipo a ferramenta desce fazendo uma rampa até atingir a profundidade máxima da operação.
Entrada/Saída
Distância entre a entrada e a saída(mm): distância onde a ferramenta sai e entra da peça. É aconselhado que este valor seja maior que zero para que o corte não deixe nenhum fragmento (rebarba).
Propriedades
Código: o código definido neste campo deve estar igual ao cadastro definido na máquina para que a ferramenta possa ser localizada corretamente.
Diâmetro (mm): diâmetro da ferramenta, em milímetros.
Faces de trabalho: faces em que a ferramenta será utilizada para realizar operações.
Fazer usinagem: fazer usinagem.
Nome: o nome definido neste campo deve estar igual ao cadastro definido na máquina para que a ferramenta possa ser localizada corretamente.
Transpasse (mm): Transpasse entre as passadas da ferramenta para evitar sobra de material, em milímetros.
Velocidade de avanço: velocidade da ferramenta ao avançar sobre a peça, o valor padrão utilizado é Standard.
Velocidade de rotação: velocidade de rotação da ferramenta, o valor padrão utilizado é Standard.
Saída
Prolongamento de saída: após terminar a usinagem/contorno, equivalente à linha vermelha.
Tipo de saída: define o tipo de saída que a ferramenta irá utilizar ao realizar usinagens e contornos.
No tipo vertical, a ferramenta desce verticalmente sobre a peça e começa o corte.
No tipo circular, a ferramenta desce fora da peça e então começa a cortar tangencialmente antes e entrar na peça.
No tipo rampa, a ferramenta desce como uma rampa e começa o corte.
Serras
As serras são utilizadas para execução de rasgos.
Propriedades
Alinhamento: alinhamento da serra, centro, esquerda ou direita. Representado com a linha vermelha na imagem.
Código: o código definido neste campo deve estar igual ao cadastro definido na máquina para que a ferramenta possa ser localizada corretamente.
Compensação de entrada(mm): compensação de entrada da serra para executar o corte. Esta configuração é somente aplicada caso o rasgo inicie fora ou sobre o ponto inicial da peça.
Compensação de saída(mm): compensação de saída da serra para executar o corte, em milímetros. Esta configuração é somente aplicada caso o rasgo termine fora ou sobre o ponto final da peça.
Espessura (mm): espessura da serra, em milímetros.
Faces de trabalho: faces em que a ferramenta será utilizada para realizar operações.
Nome: o nome definido neste campo deve estar igual ao cadastro definido na máquina para que a ferramenta possa ser localizada corretamente.
Orientação: orientação da ferramenta, vertical ou horizontal.
Sentido da rotação: sentido de rotação da serra, Síncrono refere-se ao movimento padrão, e Assíncrono ao movimento contrário.
Velocidade de avanço: velocidade da ferramenta ao avançar pela peça, o valor Standard é o padrão utilizado.
Setups
Gerais
Nome: o nome definido neste campo altera também o nome da pasta onde serão salvos os arquivos gerados.
Alinhar pela face: define se na geração dos programas é considerada a face de alinhamento cadastrada em cada peça. Se sim esta face será alinhada conforme a configuração selecionada. Para mais informações clique aqui.
Fazer furos: com a opção marcada os furos cadastrados serão gerados nos programas de máquina.
Fazer rasgos: com a opção marcada os rasgos cadastrados serão gerados nos programas de máquina.
Faz usinagem: com a opção marcada as usinagens cadastradas serão geradas nos programas de máquina.
Distância do campo de uso de variável no eixo X: distância do final da peça no eixo X, que determina a área onde operações devem levar variável do tamanho da peça menos a distância da operação em consideração ao fim.
Distância do campo de uso de variável no eixo Y: distância do final na peça no eixo Y, que determina a área onde operações devem levar variável do tamanho da peça menos a distância da operação em consideração ao fim.
Inverter campos de variável: ao marcar está opção, quando uma peça rotacionada é gerada, os campos invertem.
Distância inicial em Z para entrada: possibilidade de especificar um valor numérico para os seguintes comandos: Comando AZ: Este comando permite a definição da distância inicial em Z para a entrada.
Comando ZU: Este comando possibilita a configuração da velocidade de entrada no eixo Z, especialmente útil para peças sensíveis.
Processos de rasgos: através do Plugin Builder, é possível criar e determinar tipos de processos para rasgo cadastrados na biblioteca, possibilitando assim, o uso de determinada ferramenta para determinado rasgo. Para mais informações clique aqui.
Processos de usinagens: através do Plugin Builder, é possível criar e determinar tipos de processos para usinagens cadastrados na biblioteca, possibilitando assim, o uso de determinada ferramenta para determinada usinagem. Para mais informações clique aqui.
Remover comando que define rotação em RPM: permite a remoção do comando "S_A = 'STANDARD'", que estabelece a velocidade de rotação em RPM. Quando a opção está MARCADA: O comando é EXCLUÍDO do programa da máquina. Quando a opção está DESMARCADA: O comando permanece no programa da máquina.
Velocidade de deslocamento no eixo Z: velocidade de deslocamento para peças sensíveis.
Processar somente operações de perfil e face interior: se a opção estiver marcada, todas as operações da peça serão realizadas normalmente, gerando os arquivos esperado. O que a opção permite, é que junto aos arquivos e pastas gerados, uma nova pasta ProfileInferior é criada. Nesta pasta, serão adicionados os programas gerados do centro de furação, na qual todas as operações da face superior são ignoradas, gerando um único programa com o restante das faces, incluindo as faces de perfil.
Rotações
Avaliar largura mínima para rotação: define se na geração dos programas será avaliado a dimensão mínima da peça para ser rotacionada na direção do comprimento. Se sim, peças que possuem face com dimensão menor que o definido serão rotacionadas, as mesmas ficarão com esta face alinhada ao eixo da largura da máquina.
Comprimento mínimo permitido para rotações (mm): define o comprimento mínimo permitido para rotações, em milímetros. Se o comprimento da peça é menor que o definido, a maior dimensão da peça será colocada em X.
Máquina
Ordem de priorização: define a ordem de priorização das operações para geração de programas. Conforme a ordem indicada neste campo, o plugin irá priorizar no programa A, a opção selecionada,
Exemplo: Em uma peça que tenha furos em uma face e rasgos na outra face à ordem indicada neste campo irá determinar qual deles será priorizado no programa A.
Cabeçote a ser priorizado: cabeçote a ser priorizado na criação do programa de máquina.
Selecione o(s) cabeçote(s): indica com qual cabeçote serão feitas as operações, podendo ser o inferior, o superior ou ambos. No caso de somente um cabeçote ser utilizado, operações em faces contrárias serão feitas em diferentes programas.
Ferramenta de rasgo: ferramenta usada para rasgos. IMPORTANTE: esta opção fica disponível quando a opção Fazer rasgos estiver selecionada.
Ferramenta de usinagem: ferramenta usada para usinagem.
IMPORTANTE: esta opção só fica disponível quando a opção Faz usinagem estiver selecionada.
Ordem de Operações: ordem que a máquina realiza as operações.
Exemplo: em uma peça que tenha furos e rasgos na mesma face à ordem indicada neste campo irá determinar a sequência em que eles serão executados pela máquina.
Arquivo .inf
Gerar arquivo .inf de peças sem operação: gerar arquivo .inf de peças sem operações.
Especificações Técnicas
Comprimento mínimo(X): comprimento mínimo da peça para que a máquina possa executar operações.
Espessura máxima (Z): espessura máxima da peça que a máquina pode executar operações.
Espessura mínima (Z): espessura mínima da peça que a máquina possa executar operações.
Largura mínima (Y): largura mínima da peça para que a máquina possa realizar operações.
Número de brocas horizontais (X): quantidade de brocas, para cada face horizontal, presente na máquina.
Número de brocas laterais (Y): quantidade de brocas, para cada face lateral, presente na máquina.
Número de brocas verticais (Z): quantidade de brocas verticais presentes na máquina.
Furos
Ângulo da extremidade da broca para furação passante: determine o ângulo da extremidade da broca para uso de furações passantes. (de 25 até 90 graus).
Folga da broca na furação passante (mm): determine a folga da broca para uso em furações passantes.
Diâmetro horizontal máximo (mm): diâmetro máximo das brocas horizontais.
Diâmetro vertical máximo (mm): diâmetro máximo das brocas verticais.
Distância mínima dos furos em Z com relação a face inferior, em milímetros: distância mínima dos furos em Z com relação a face inferior, em milímetros.
Modo de furação não passante: modo de furação para furos não passantes sobre a peça.
Modo de furação passante: modo de furação para os furos passantes sobre a peça.
Posição máxima de furação horizontal em (Y): posição máxima em que a máquina pode fazer furações horizontais em (Y).
Posição máxima da furação lateral em (Y): posição máxima em que a máquina pode fazer furações laterais em (Y).
Posição máxima de furação vertical em (Y): posição máxima em que a máquina pode fazer furações verticais em (Y).
Posição máxima do centro dos furos horizontais oposta ao eixo Y da Face inferior: a posição máxima do centro dos furos horizontais oposta ao eixo Y da face inferior permite que o sentido da peça nos programas gerados, no caso de haver mais de um, seja o mesmo.
Posição mínima do centro dos furos horizontais oposta ao eixo Y da Face inferior: posição mínima do centro dos furos horizontais oposta ao eixo Y da face inferior permite que o sentido da peça nos programas gerados, no caso de haver mais de um, seja o mesmo.
Profundidade máxima da furação: profundidade máxima que a broca pode furar. Existe dois modos disponíveis, Lento-Rápido-Lento e Rápido-Rápido-Rápido.
Usinagens
Direção de usinagens: define o comportamento da direção de usinagens: padrão segue o cadastro da operação; forçar sentido horário realiza as usinagens.
Passada invertida: passada invertida usada em operações de saída em lado com borda.
Nenhuma: a fresa vai seguir o percurso normal da usinagem entrando em uma borda e saindo na outra.
Uma passada: a fresa vai entrar em uma das bordas da peça realizando apenas uma pequena entrada. Em seguida a fresa irá subir, ir para a outra extremidade da usinagem, e então seguir o percurso normal da usinagem.
Passada dupla: a fresa vai entrar em uma das bordas da peça realizando apenas uma pequena entrada e retornará ao ponto inicial. Em seguida a fresa irá subir, ir para a outra extremidade da usinagem, e então seguir o percurso normal da usinagem.
Tipo de Usinagem: define o comportamento de usinagens passantes. Padrão segue o cadastro da operação:
Forçar esvaziamento: remove todo o material.
Forçar contorno: realiza apenas o contorno da operação.
Exemplo de Desenho Técnico